Museu d'Orsay devolverá telas de Renoir e Gauguin a herdeiros de galerista - UOL

Museu d'Orsay devolverá telas de Renoir e Gauguin a herdeiros de galerista  UOLApós venda aos nazis, quadros de Gaugin e Cézanne devolvidos a herdeiros  Notícias ao MinutoMuseu d'Orsay forçado a devolver obras de Renoir, Cézanne e Gauguin  Público

Museu d'Orsay devolverá telas de Renoir e Gauguin a herdeiros de galerista - UOL
AMAZON MUSIC FREE
AMAZON MUSIC FREE
AMAZON MUSIC FREE
O Museu d_Orsay terá que devolver quatro pinturas de seu acervo a herdeiros de um dono de uma galeria, morto em 1939. A ordem vem da justiça francesa, que concluiu nesta quarta (22) um processo que se alongava na corte há mais de uma década.

A decisão inclui as telas "Marine, Guernsey", de 1883, e "O Julgamento de Páris", de 1908, ambas pintadas por Pierre Auguste Renoir; "Sous-Bois", produzida entre 1890 e 1892 por Paul Cézanne; e "Natureza Morta com Bandolim", criada por Paul Gauguin em 1885. A república francesa, responsável pela administração do museu, já confirmou que não recorrerá.

As obras pertenciam à coleção de Ambroise Vollard, galerista e marchand influente que ajudou artistas como Vincent Van Gogh e Pablo Picasso a se estabelecerem em Paris, na França. Morto em um acidente de carro ocorrido em julho de 1939, aos 73 anos, ele teve seu acervo de seis mil obras dividido entre os irmãos, que tiveram que administrar o legado durante a ocupação do país pelas tropas nazistas, na Segunda Guerra Mundial.

Um desses irmãos, Lucien, teria ajudado dois negociadores de arte a vender parte das obras a museus e colecionadores alemães durante o período, transportando as quatro pinturas envolvidas de maneira irregular para a Alemanha nazista. As peças foram encontradas depois da entrada dos aliados no país em 1945, mas na época foram direcionadas ao Museu d_Orsay, dono da maior coleção de obras impressionistas e pós-impressionistas do mundo.

Foi por essa confusão que os herdeiros de Vollard entraram na justiça com um pedido de devolução, o qual a república francesa havia negado argumentando que as circunstâncias da venda não eram claras o suficiente. A questão é que o galerista não era judeu e que a coleção não havia sido pilhada pelos nazistas, o que removia o caso da jurisdição das leis voltadas a casos do tipo.

A família de Vollard ainda diz ter direito sobre mais três obras, incluindo outras duas de Renoir —"Rosas num Vaso", de 1895, e "As Grandes Banhistas", produzida entre 1884 e 1887— e "Cabeça de Velho", pintada por Cézanne em 1866. A corte ainda está para decidir o futuro dessas obras.

Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!

Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.



Confira a materia na integra em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2023/02/museu-dorsay-devolvera-telas-de-renoir-e-gauguin-a-herdeiros-de-galerista.shtml




Google News

Museu d_Orsay devolverá telas de Renoir e Gauguin a herdeiros de galerista - UOL

Em atos pelos 200 anos da independência, Bolsonaro puxa coro de _imbrochável_ e faz alusão ao golpe de 64 - UOL Confere

Sem resultados definitivos, eleições de meio mandato já mudaram paisagem política dos EUA - UOL Confere

Entenda por que virou moda danificar obras de arte, de Van Gogh a Botticelli - UOL

Entenda por que Maxwell Alexandre quer o seu trabalho fora do Inhotim - UOL

Invasão aos Três Poderes danifica vitral no Congresso e mural de Di Cavalcanti; veja - UOL

Quadro de Tarsila do Amaral por R$ 300 milhões é valor exagerado, diz especialista - UOL

Ativistas ambientais jogam sopa em quadro de Vincent van Gogh exibido em Roma - UOL

Cultura anuncia liberação de quase R$ 1 bi da Lei Rouanet bloqueado sob Bolsonaro - UOL

Michelangelo e a Capela Sistina são tema da Coleção Folha - 24/06 ... - UOL

Erramos: Erasmo Carlos não morreu e está internado em condição estável no Rio - UOL

Iphan diz que danos aos prédios dos Três Poderes poderão ser revertidos - UOL