VisitPortugal Conference recebe oradores nacionais e ... - Publituris

VisitPortugal Conference recebe oradores nacionais e ...  Publituris

VisitPortugal Conference recebe oradores nacionais e ... - Publituris
AMAZON MUSIC FREE
AMAZON MUSIC FREE
AMAZON MUSIC FREE
Lisboa será palco, no dia 28 de fevereiro, da primeira VisitPortugal Conference, com o mote “Global Tourism Insights”, reunindo especialistas de várias áreas para debater formas de impulsionar a economia, internacionalizar o turismo e potenciar o reconhecimento do nosso país no mundo.

Durante um dia inteiro de debate e partilha de ideias sobre soluções para questões que praticamente todas as empresas turísticas se colocam em algum momento, a manhã será subordinada ao tema “Inspiring The Future” e terá como orador na Sessão de Abertura António Costa e Silva, ministro da Economia e do Mar.

Presente estará, também, Monika Bielskyte, futurista e fundadora do Protopia Futures, que durante nove anos visitou mais de 90 países, pesquisando como a interseção entre tecnologia, cidades e cultura se perspetivam no futuro. Foi consultora de empresas como a Google, a BBC, a Microsoft ou a Nike, entre outras.

Billy Kolber, co-fundador de HospitableMe, um projeto que atua na estratégia e educação para uma hospitalidade inclusiva e voz ativa na indústria de viagens LGBTQ+, mentor da revista Out&About, primeira revista americana de viagens gay, empenhado em “treinar” as empresas turísticas a prestarem serviços personalizados e inclusivos a todos os viajantes sem exceção, estará à conversa com Diogo Silva Diretor da Variações, Associação de Comércio e Turismo LGBTI de Portugal.

Com o objetivo de alertar as empresas para as tendências em marcas, marketing e media, estará Chris Twining, especialista em publicidade e marketing que trabalhou, entre outros com o grupo LVMH e com a Burberry – a primeira marca de luxo a fazer streaming do seu desfile no Twitch.

Da parte da tarde realizar-se-ão oito Mesas Redondas com a presença de players provenientes de diferentes mercados internacionais que, em conjunto com representantes do Turismo de Portugal locais vão identificar oportunidades para as empresas portuguesas.

O sector do turismo português recebeu ao longo destes últimos três anos diversas linhas de apoio, de modo a minimizar os impactos da pandemia. Na conferência “Linhas de Apoio ao Turismo”, o jornal Publituris, em parceria com a BTL, pretende debater a relevância destas linhas de apoio, se foram distribuídos de forma eficiente, se foram suficientes, em que medida ajudaram os stakeholders do setor, se a burocracia inerente às diversas candidaturas e apoios foi demasiada ou adequada, que apoios ainda poderão estar disponíveis, que condicionantes existem para aceder a estas linhas de apoio e o que não poderá faltar na apresentação às candidaturas aos apoios.

Na conferência, que se realiza no Auditório AVK, no Pavilhão 3 da BTL, participam Ana Carvalho, CEO do Banco Português de Fomento (BPF); Nuno Almeida, Fundador e Partner da Viability; Paulo Duarte, Managing Director dos Memmo Hotels; Elisabete Félix, Diretora do Departamento de Dinamização Empresarial do Turismo de Portugal; e Carlos Baptista, Administrador da Bestravel.

A 9ª edição do Algarve Trade Experience (ATE), evento promovido pela Garrafeira Soares, dedicado ao vinho e às bebidas espirituosas, regressa à cidade de Faro nos próximos dias 6 e 7 de março, com o tema o “Circo.

O evento será, como sempre, acompanhado por animação, música ao vivo, DJ, finger food, e muitas atividades. Decorre das 14:00 às 21:00 em ambos os dias, é maioritariamente frequentado por parceiros da área de bebidas, e a cada ano a adesão tem vindo a aumentar, com 2.891 clientes a participar em 2019, e 3.437 em 2020. No entanto, abre-se também ao público geral, das 18:00 às 21:00.

O programa divide-se entre masterclasses (por inscrição) e provas de raridades muito exclusivas (por convite), exposição dos stands dos produtores de vinhos, disponíveis para provas, espalhados pelo palco do Teatro das Figuras, e várias marcas de bebidas espirituosas a tomar conta do Passeio Ribeirinho, com diversas atividades a decorrer.

“Do Interior para a Cidade” é o tema da conversa “Be Our Guest” de fevereiro, agendada para as 19h na plataforma Zoom. O projeto “Be Our Guest”, da ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal, traz conversas informais com diretores de hotéis e nomes de referência do turismo sobre as suas experiências profissionais, a hotelaria e o setor turístico. As conversas decorrem sempre nas últimas segundas-feiras de cada mês, pelas 19 horas.

“Diferentes contextos pedem diferentes abordagens e visões”, assim, “num tempo em que se fala tanto de capacidade de adaptação e de experiências _tailor-made’, pareceu-nos importante promover uma conversa sobre as vicissitudes da operação hoteleira em áreas distintas”, considera Patrícia Correia, dirigente da ADHP responsável pelo projeto “Be Our Guest”.

Sustentabilidade e Desenvolvimento; Panorama Económico e Geopolítico; Ciência, Inovação e Transformação Tecnológica; e Turismo & Hospitalidade estarão entre os temas a abordar no evento promovido pelo Instituto Politécnico de Setúbal.

O projeto de investigação SHIFT, liderado pelo Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e com financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), promove esta quarta-feira, 15 de fevereiro, em Lisboa (Hotel Holiday Inn), o evento “The Future of Tourism: International Meeting”, que pretende suscitar o debate sobre diferentes cenários para o futuro do turismo, assente nos pilares da inovação, sustentabilidade e colaboração.

Organizado em quatro painéis temáticos, o encontro, que decorre a partir das 09h30, reúne especialistas em áreas como Sustentabilidade e Desenvolvimento; Panorama Económico e Geopolítico; Ciência, Inovação e Transformação Tecnológica; e Turismo & Hospitalidade, reservando, no final dos trabalhos, um momento de networking. Estão confirmados cerca de 60 participantes presenciais, estimando-se um número bastante superior online.

O projeto SHIFT- Sustainability-oriented, Highly interactive, and Innovation-based Framework for Tourism Marketing, a decorrer desde janeiro de 2022, tem como investigadora responsável Teresa Costa, professora coordenadora do IPS (Escola Superior de Ciências Empresariais), visando “trazer uma nova abordagem interdisciplinar para os desafios que as pequenas e médias empresas de turismo (PMETs) enfrentam, desenvolvendo e confirmando uma nova estrutura teórica para explicar como podem elas reinventar-se de forma colaborativa num mundo pós-pandemia”.

Deste modelo, refere Teresa Costa, “resultará uma nova estrutura concetual e pragmática para o marketing turístico, orientada para a sustentabilidade, altamente interativa e baseada na inovação, de base digital, que servirá como um trampolim para a transformação de que o turismo precisa urgentemente”.

O projeto SHIFT reúne uma equipa de investigadores da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), Instituto Politécnico de Lisboa (Escola Superior de Comunicação Social) e Universidade do Algarve (Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo), e tem como parceiros o CiTUR – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo e o Turismo de Portugal.

Sara Marreiros, Digital Marketing Specialist Portugal, dará uma visão das tendências de marketing digital para hotéis, concentrando-se em aspetos como as estratégias que podem ser implementadas para ganhar visibilidade no meio digital e, em última análise, aumentar as vendas diretas através do website.

A APECATE – Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos, anunciou que a 12ª edição do seu congresso está agendada para fevereiro de 2024, e será na Região Autónoma dos Açores, na ilha Terceira.

Berta Cabral, secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores, já manifestou publicamente a sua satisfação “por termos conseguido a realização deste congresso na ilha Terceira, uma vez que estamos a falar de uma importante associação empresarial representativa de um dos produtos em que temos vindo a apostar para a redução da sazonalidade, que é o _meetings industry’”.

A governante, citada no site oficial do Governo Regional realçou, inclusivamente, “a realização deste evento em plena época baixa como um sinal evidente do esforço que está a ser feito para encontrar formas de incrementar a atratividade das ilhas e gerar mais rendimento para o setor em meses de menor procura”.

A decisão de realizar o 12.º Congresso da APECATE na Região surge na sequência de um trabalho prévio entre esta associação e o Governo dos Açores, atendendo ao especial perfil dos participantes, bem como à cobertura mediática a que o evento estará exposto, e alinha-se com a estratégia de captação de eventos relevantes para operadores especializados do setor, pode-se ler.

“Temos advogado e estamos a demonstrar que a generalidade das nossas ilhas tem condições para receber e organizar eventos de diferente dimensão, durante todo o ano, mas que isso é particularmente relevante na época baixa”, apontou Berta Cabral, citada na mesma página.

Os resultados do RESTUR e do projeto TurExperience, sobre os impactos das experiências turísticas na imagem do destino Algarve, vão ser apresentados dia 17 de fevereiro, às 15h30, no auditório da RTA, em Faro.

Os algarvios têm uma opinião positiva sobre a sua interação com os turistas da região e são favoráveis ao crescimento do número de visitantes no concelho em que moram, conclui o projeto RESTUR, que analisa atitudes e comportamentos dos residentes quanto à atividade turística no Algarve.

Os dois projetos, desenvolvidos ao longo de três anos pela Universidade do Algarve, com financiamento do FEDER/Portugal 2020/Programa Operacional do Algarve CRESC Algarve 2020, terminam agora com a sua apresentação pública aos agentes de turismo da região, que assim ficarão a saber quais os impactos do turismo nos residentes do Algarve e quais as imagens que os turistas associam ao sul do país.

O encontro internacional “The Future of Tourism” pretende suscitar o debate sobre diferentes cenários para o futuro do turismo, assente nos pilares da inovação, sustentabilidade e colaboração.

O projeto de investigação SHIFT, liderado pelo Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e com financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), promove no próximo dia 15 de fevereiro, em Lisboa (Hotel Holiday Inn, a partir das 09h30), o encontro internacional “The Future of Tourism”, que pretende suscitar o debate sobre diferentes cenários para o futuro do turismo, assente nos pilares da inovação, sustentabilidade e colaboração.

Organizado em várias mesas redondas temáticas, o encontro reúne especialistas em áreas como Sustentabilidade e Desenvolvimento; Panorama Económico e Geopolítico; Ciência, Inovação e Transformação Tecnológica; e Turismo & Hospitalidade, reservando, no final dos trabalhos, um momento de networking.

O projeto SHIFT – Sustainability-oriented, Highly interactive, and Innovation-based Framework for Tourism Marketing, que decorre desde janeiro de 2022, surge com o propósito de “trazer uma nova abordagem interdisciplinar para os desafios que as pequenas e médias empresas do setor enfrentam, desenvolvendo e validando uma nova estrutura teórica para explicar de que forma o turismo se pode reinventar de forma colaborativa num mundo pós-pandémico”.

Deste referencial teórico pretende-se que resulte um “framework de marketing turístico voltado para a sustentabilidade, interativo e inovador, de base digital, e alavancador da transformação de que o turismo necessita com urgência”. O projeto contempla igualmente a validação empírica dos modelos teóricos a serem desenvolvidos e um protótipo de uma plataforma de marketing digital colaborativo, que sirva de suporte aos agentes de turismo neste processo de transição.

O projeto SHIFT tem como investigadora responsável Teresa Costa, professora coordenadora do IPS (Escola Superior de Ciências Empresariais), reunindo uma equipa de investigadores da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), Instituto Politécnico de Lisboa (Escola Superior de Comunicação Social) e Universidade do Algarve (Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo). São parceiros o CiTUR – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo e o Turismo de Portugal, IP.

O secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, vai percorrer o interior a partir desta terça-feira, dia 31 de janeiro, para ouvir e debater com os atores locais os desafios, as potencialidades e as prioridades do turismo nessas zonas do país.

Segundo Nuno Fazenda, citado em comunicado do Governo, “mais interior é uma prioridade da política de turismo”, lembrando que este setor “assume um papel chave para um desenvolvimento mais harmonioso do nosso país, sem deixar nenhum território para trás”.

Assim, o governante indica que “o nosso objetivo com este roteiro é ouvir, em proximidade, os empresários, as instituições e as pessoas, para que esta agenda estratégica para o turismo seja construída com o território e as suas forças vivas”.

O comunicado do Ministério da Economia e Mar refere que o “Roteiro da agenda para o turismo no interior» tem início no dia 31 de janeiro e será o ponto de partida, com presença ativa no terreno, para a construção de uma Agenda para o Turismo no Interior, em proximidade e diálogo com empresas, instituições de ensino superior, municípios, associações e entidades públicas e privadas, e destaca que esta Agenda será composta por medidas e iniciativas para a valorização e afirmação do turismo no interior.

Este roteiro, dinamizado conjuntamente com o Turismo de Portugal e as Entidades Regionais de Turismo, inclui já esta semana, três sessões públicas nas regiões do Alentejo, Centro e Norte e a visita a projetos relevantes para o turismo e a empresas do setor, nomeadamente em Nisa, Évora, Estremoz, Elvas, Campo Maior, Viseu, São Pedro do Sul, Chaves, Valpaços e Peso da Régua. Esta iniciativa incluirá também o interior da região do Algarve e outros pontos do país a decorrer durante o mês de fevereiro.

A Universidade Europeia promove, de fevereiro a maio, um ciclo de mesas-redondas, sendo que a primeira sessão terá como tema “Food Needs Design? Design Needs Food?” e decorrerá no dia 7 deste mês, entre as 10.00 e as 13.00.

Em parceria com o The FORK Organization, o evento conta com a participação de diversos especialistas do mundo do design e da alimentação que vão discutir e propor ideias, tendo como pressuposto que o Food Design é muito mais do que uma questão de estilo ou apresentação.

Este evento marca o arranque do ciclo de mesas redondas, promovido pela Universidade Europeia, sobre temas relacionados com o setor do Turismo: “Os Desafios do Gestor Hoteleiro no atual contexto de instabilidade mundial” (15 de março), “Qual o valor do Marketing para o Turismo?” (17 de abril) e “Com quantas estrelas se faz um Destino? Guia Michelin para Portugal” (7 de maio).

O 1º seminário, que decorrerá no Campus da Quinta do Bom Nome, Universidade Europeia, parte do racional que o Design e a Alimentação são conceitos inerentes à evolução do ser humano e das sociedades contemporâneas.



Confira a materia na integra em: https://www.publituris.pt/2023/02/24/visitportugal-conference-recebe-oradores-nacionais-e-internacionais-nos-global-tourism-insights




Google News

VisitPortugal Conference recebe oradores nacionais e ... - Publituris

IAG fica com Air Europa por 500 milhões de euros - Publituris

OMT espera “reescrever história do turismo” com a reabertura da ... - Publituris

Companhias aéreas japonesas deixarão de exigir máscara a partir ... - Publituris

EUA e Brasil lideram nos mercados emissores com maior ... - Publituris

México recebe mais de 20 milhões de turistas em 2022 - Publituris

Unlock Boutique Hotels desvenda futuro a 11 de janeiro - Publituris

Portugal ganha 12 prémios nos World Travel Awards 2022 - Publituris

Recuperação do Forte da Graça de Elvas ultrapassa os 7M€ - Publituris