União Europeia votará sobre regras mais rígidas para criptomoedas - Livecoins

União Europeia votará sobre regras mais rígidas para criptomoedas  Livecoins

União Europeia votará sobre regras mais rígidas para criptomoedas - Livecoins

Enquanto as criptomoedas perdiam o seu brilho no ano passado, Jerome Powell, presidente do Fed, afirmou que o mercado de baixa estava ajudando reguladores. Afinal, isso estava dando um tempo extra aos mesmos.

Membros do Parlamento Europeu podem implementar regras mais rígidas sobre criptomoedas. A votação ocorrerá nesta terça feira (24) e tem as diretrizes do BIS como base.

Uma das principais preocupações dos governantes está relacionada a exposição de bancos às criptomoedas, principalmente aquelas sem lastro e histórico. Portanto, esta seria uma medida para evitar contágios entre os mercados cripto e tradicional.

Embora o setor tenha passado por uma grande crise em 2022, principalmente por falências de gigantes, tais medidas já estão sendo estudadas há anos, mas uma possível novo rali das criptomoedas pode estar deixando reguladores sem tempo.

Em suma, a votação que ocorrerá nesta terça feira (24) poderá implementar algumas das diretrizes emitidas pelo BIS no final do ano passado. O maior destaque fica para o Fator de Ponderação de Risco de 1.250%.

Segundo o documento do “banco central dos bancos centrais”, isso estaria relacionado a criptomoedas do “grupo 2b”. Ou seja, as criptomoedas que apresentam maior risco de volatilidade e quebra.

Dentre os critérios utilizados pelo BIS para esta divisão em grupos estão a capitalização de mercado, volume de negociações e outros. Portanto, é possível que o Bitcoin, por exemplo, não se enquadre neste grupo de maior risco, mas mesmo assim deve ser tratado com cautela.

A medida é uma forma de proteção para que bancos não trabalhem com reservas fracionárias com criptomoedas. Ou seja, evitando que a queda das mesmas apresente risco a tais instituições e, por consequência, ao sistema financeiro global.

Por fim, a votação também deve discutir questões de ESG, sigla inglesa para governança ambiental, social e corporativa.

Enquanto as criptomoedas perdiam o seu brilho no ano passado, Jerome Powell, presidente do Fed, afirmou que o mercado de baixa estava ajudando reguladores. Afinal, isso estava dando um tempo extra aos mesmos.

Contudo, a valorização de 37,2% do Bitcoin nas últimas três semanas pode desencadear uma nova tendência de alta. Em outras palavras, este tempo extra pode ter acabado conforme as pessoas estão voltando a investir em criptomoedas.

Sendo assim, é natural imaginar que bancos tenham interesse em aproveitar esse frenesi. Portanto, a votação do Parlamento Europeu nesta terça feira (24) promete colocar um limite de exposição e risco a estes investimentos, mas isso não deve ter grande impacto nos preços.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Livecoins é um portal de notícias sobre bitcoin, altcoins, criptomoedas, tokens, DeFi, metaverso, blockchain e tecnologias descentralizadas.



Via Google News