Pesquisa mostra que cultura do trigo absorve mais CO2 do que emite - RCN67

Pesquisa mostra que cultura do trigo absorve mais CO2 do que emite  RCN67

Pesquisa mostra que cultura do trigo absorve mais CO2 do que emite - RCN67
AMAZON MUSIC FREE
AMAZON MUSIC FREE
AMAZON MUSIC FREE
Pesquisa, conduzida pela Embrapa Trigo (RS) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), comprovou que o trigo é capaz de sequestrar mais carbono do que emite para a atmosfera. Os cientistas observaram que durante o ciclo produtivo, o trigo absorveu um total de 7.540 kg de dióxido de carbono (CO2) por hectare da atmosfera, neutralizando as emissões dos períodos de pousio (sem plantas de cobertura do solo ou cultura geradora de renda sob a forma de forragem ou produção de grãos), e garantindo a oferta líquida de 1.850 kg de CO2 por hectare.A pesquisa contou com a instalação de uma torre de fluxo, em uma lavoura de grãos, em Carazinho, município na região norte do Rio Grande do Sul. Esse equipamento é utilizado pela UFSM para avaliar a emissão de gases de efeito estufa (GEE) desde a década de 1990. O objetivo foi avaliar as diferenças entre emissão e retenção de carbono (balanço) no sistema de produção trigo-soja, quantificando os fluxos de CO2 em lavoura comercial de grãos.

O trigo apresentou o que os pesquisadores chamam de “balanço negativo” de carbono, já que a cultura sequestra mais carbono do que emite para a atmosfera. A cultura do trigo absorveu um total de 7.540 kg por hectare de CO2 da atmosfera durante o ciclo, neutralizando as emissões dos períodos de pousio e garantindo a oferta líquida de 1.850 kg/ha, comprovando a possibilidade de o trigo atuar como cultura “descarbonizante” na produção de grãos do Sul do Brasil.



Confira a matéria na íntegra em: https://www.rcn67.com.br/cbn/campo-grande/pesquisa-mostra-que-cultura-do-trigo-absorve-mais-co2-do-que-emite/178857/




Google News

Pesquisa mostra que cultura do trigo absorve mais CO2 do que emite - RCN67

Confira o Abre e Fecha do feriado de 1º de Maio - RCN67