ESG muito além da regulação - Os 7 passos para quem quer ir além ... - Acionista.com.br

ESG muito além da regulação - Os 7 passos para quem quer ir além ...  Acionista.com.br

ESG muito além da regulação - Os 7 passos para quem quer ir além ... - Acionista.com.br
AMAZON MUSIC FREE
AMAZON MUSIC FREE
AMAZON MUSIC FREE
Se toda empresa está sujeita as intempéries que elevam os riscos financeiros, ambientais e sociais, é lógico o entendimento da valorização daquelas que incorporam a sustentabilidade na estratégia de seus negócios com a forte tendência de minimizar tais riscos, e em alguns casos, até transformá-los em oportunidades.

Mas incorporar a sustentabilidade na estratégia de um negócio não é uma tarefa simples e nem fácil. Envolve a escuta das partes interessadas, disposição para os ajustes necessários e principalmente muita transparência na fase de transição. Ou seja, muito além das métricas e conformidades, estará o propósito, a maior força de transformação de uma empresa.

A Junxion, uma consultoria internacional especializada em transição para a economia de propósito – com escritórios em Vancouver, Toronto, Canadá, Londres – reuniu 7 pontos chaves para empresas que desejam ir além da regulação ESG e incorporar a sustentabilidade na estratégia dos seus negócios. São eles:

A responsabilidade e a ação devem começar do topo. O líder deve ser coerente com o seu discurso, e garantir que as metas ambientais e sociais sejam incorporadas às metas financeiras. Se os líderes levarem essas questões a sério, o exemplo será um forte elemento motivador em toda a organização.

Não se pode supor que todos os colaboradores sejam alfabetizados em questões sociais e ambientais e entendam os fundamentos da sustentabilidade. Garantir que todos entendam os conceitos básicos e tenham uma compreensão mesmo que introdutória da relevância dessas questões para o seu papel de trabalho será crucial para atingir os objetivos da organização.

Transformar uma estratégia em ação significa traduzir objetivos estratégicos em ações específicas para diferentes departamentos da empresa. Um grupo de trabalho com a participação de representantes das partes interessadas (interna e externa) ajudará a tradução da estratégia em ações distintas.

A realização de objetivos ambientais e sociais deve ser valorizada da mesma forma que outros objetivos do negócio. Portanto, incluir nas descrições de cargos metas e objetivos relacionados à sustentabilidade e vincular bônus ao cumprimento dessas metas relacionadas potencializará a conquista de resultados da organização. 

A repetição sobre a importância da estratégia é vital para garantir que os objetivos de sustentabilidade permaneçam proeminentes entre as prioridades. Use vários canais de comunicação, garanta que suas mensagens sejam reforçadas a públicos específicos e as questões/ações específicas entendidas sempre que necessário.

Como diz o ditado popular “o exemplo deve vir de cima e dos líderes” que devem ser coerentes com suas narrativas e discursos. Viva os valores e objetivos no dia-a-dia a fim de educar e envolver os demais.

Compartilhe seu aprendizado sem filtros, e não tenha receio de compartilhar aprendizados de outros, com seus devidos créditos. Demonstrar determinada ação em vários contextos só ajudará a educar, envolver todos na jornada pela sustentabilidade. E quanto maior o entendimento e adesão das partes interessadas, melhor. Isso é estratégico para o seu negócio ser bem sucedido na economia de propósito.  

Diante dos imensos desafios das mudanças climáticas, da erosão social, e desigualdades que impactam os negócios e promovem a volatilidade dos mercados, a estratégia de sustentabilidade para ser efetiva deverá ser responsiva a mudanças, ou seja, dinâmica e flexível para as inúmeras transições que virão. Já o verdadeiro líder da organização resiliente (resistente as intempéries) será aquele que conseguir manter a sua estratégia fiel ao propósito da organização. A regulação pode mudar, mas os desafios e as oportunidades continuarão.   

Benchmarking Inteligência Sustentável – BISA é resultado do aprimoramento do Programa Benchmarking Brasil que ganhou inteligência para otimizar os recursos técnicos gerenciais de avaliação, certificação e comparabilidade das melhores práticas de sustentabilidade. Com o incremento das novas tecnologias somado a um colegiado de especialistas de vários países, BISA ganha robustez na gestão das boas práticas e passa a fornecer um conjunto de serviços e dados para que as organizações possam conduzir seus negócios em alinhamento com as agendas ESG (Environmental, Social, and Governance) e SDG (Sustainable Development Goals). Saiba mais em www.bisacertifica.com.br

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.



Confira a materia na integra em: https://acionista.com.br/esg-muito-alem-da-regulacao-os-7-passos-para-quem-quer-ir-alem-na-economia-de-proposito/




Google News

ESG muito além da regulação: Os 7 passos rumo a economia de ... - Acionista.com.br

Porque o intenso debate com ataques ao ESG é um bom sinal - Os ... - Acionista.com.br

Entrega XP: As principais notícias que movem o setor do Varejo ... - Expert XP

Como foi o seu ano de 2022 em termos de transformação digital? - Acionista.com.br

Você se considera inteligente? - Acionista.com.br

6ª emissão do VGIR11; veja se vale a pena investir - Acionista.com.br

Genial: Início de cobertura - Cyrela, Eztec, Trisul, Helbor... - Acionista.com.br

Eletrobras (ELET3): Resgate e Incorporação de ações - Acionista.com.br

Dívida verde: Conheça o mercado de renda fixa sustentável ligado ao ESG - Suno Notícias

B3Day - B3

Neoenergia define metas ESG até 2030 - Neoenergia

Expansão para mercados e benefícios marca o ano do iFood - iFood