Diálogo, sustentabilidade dos blocos e fomento a folia são prioridades da PBH - O Tempo

Diálogo, sustentabilidade dos blocos e fomento a folia são prioridades da PBH  O Tempo

Diálogo, sustentabilidade dos blocos e fomento a folia são prioridades da PBH - O Tempo
AMAZON MUSIC FREE
AMAZON MUSIC FREE
AMAZON MUSIC FREE
Manter um diálogo, trabalhar para a sustentabilidade dos blocos de Carnaval ao longo do ano e fomentar essa manifestação cultural. Essas são as principais ações que a prefeitura de Belo Horizonte pretende fazer em relação à folia da cidade, segundo a Secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras. A declaração dela ocorreu em entrevista ao “Café com Política”, da rádio Super 91,7 FM, na manhã desta sexta-feira (17 de fevereiro).

A secretária explica que o Carnaval é uma manifestação cultural que parte dos artistas e das pessoas da cidade e que cabe ao poder público garantir a estruturação para que a festa aconteça, por isso ela considera o diálogo ao longo do ano com os blocos muito importante, bem como garantir que eles tenham uma sustentabilidade ao longo do ano e não somente no período da folia. 

“Para além da festa, vamos trabalhar juntos no fomento e na organização. Isso é o foco hoje do nosso olhar como política pública para que possamos atuar juntos e garantir cada vez mais um ambiente saudável e de estímulo para essa produção florescer. Não existe manifestação cultural sem fomento público. Trabalhamos para garantir a logística e para que a manifestação aconteça de maneira saudável. Todos os setores da prefeitura estão envolvidos para garantir o movimento do Carnaval de uma forma segura e saudável”, destaca

Eliane também destacou que Belo Horizonte é uma cidade reconhecida internacionalmente pela sua qualidade artística e sua diversidade cultural.. Ainda de acordo com ela, uma pesquisa da Empresa Municipal de Turismo (Belotur) mostra que os foliões estão satisfeitos em relação a segurança e logística da festa. “Belo Horizonte vem construindo, nos últimos 15 anos, um ambiente para que essa produção cultural e artística pudesse acontecer, ter uma infraestrutura adequada para receber pequenos e grandes eventos”, disse. 

Ainda segundo ela, o Carnaval traz a oportunidade das pessoas vivenciarem a cidade. “A cultura é um fenômeno local. Ela acontece na cidade. Então é uma experiência extraordinária. Pode ver uma manifestação cultural como Carnaval que é uma manifestação que engloba todos os povos, todos os cidadãos e que Belo Horizonte especificamente tem uma vertente que é uma manifestação muito espontânea desde o seu nascimento. O Carnaval é um movimento muito bonito de viver a cidade, de ocupar a cidade”, enfatiza. 

A secretaria de Cultura ainda destacou que a intenção da prefeitura é atrair novos turistas e fomento para festa a cada ano. Para isso, segundo ela, é preciso trazer um nível de satisfação cada vez melhor dos foliões e uma programação cada vez mais extensa e diversificada. A prefeitura também está fazendo uma pesquisa com um inventário para contar a história dos blocos de Carnaval da capital mineira. 

O TEMPO traz a programação completa do Carnaval 2023 de Belo Horizonte, com ferramenta que permite busca por data, bairro e público. Acesse o _Encontre seu bloco_ e monte seu roteiro. 

Trabalhar para a sustentabilidade dos blocos de Carnaval e fomentar a folia. Essas são as principais ações que a prefeitura de Belo Horizonte pretende fazer em relação à folia da cidade, segundo a Secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, em entrevista à Rádio Super. pic.twitter.com/NXHQzIdDKK



Confira a materia na integra em: https://www.otempo.com.br/carnaval/2023/dialogo-sustentabilidade-dos-blocos-e-fomento-a-folia-sao-prioridades-da-pbh-1.2815526




Google News

Diálogo, sustentabilidade dos blocos e fomento a folia são prioridades da PBH - O Tempo