Azul assina carta de intenção para adquirir aviões Cessna C208 híbridos-elétricos - AEROIN

Azul assina carta de intenção para adquirir aviões Cessna C208 híbridos-elétricos  AEROIN

Azul assina carta de intenção para adquirir aviões Cessna C208 híbridos-elétricos - AEROIN
AMAZON MUSIC FREE
AMAZON MUSIC FREE
AMAZON MUSIC FREE
A Ampaire, uma das precursoras da aviação elétrica, anunciou hoje uma carta de intenção para atualizar seis aviões Cessna C208 Grand Caravans da Azul Conecta para Ampaire Eco Caravans. O núcleo do Eco Caravan é o conjunto de propulsão e bateria híbrido elétrica AMP H570.

A encomenda da Azul Conecta segue o primeiro voo do Eco Caravan em novembro de 2022 e o anúncio dias depois de um prêmio de US$ 9 milhões da Agência de Energia dos Estados Unidos para ajudar a Ampaire a avançar nos sistemas para que estejam prontos para a certificação da FAA e produção em série.

A rede regional da Azul Conecta serve 84 destinos dentro do Brasil com uma frota de 27 Caravans. O Eco Caravan atenderá aos objetivos da transportadora regional de reduzir os custos operacionais em 25% ou mais, ao mesmo tempo que avança nos objetivos de sustentabilidade e se integra de forma transparente às operações atuais.

“Estamos entusiasmados em trabalhar com a equipe da Azul Conecta”, disse Kevin Noertker, CEO da Ampaire. “Eles estão entre um grupo de companhias aéreas estabelecidas prontas para abraçar uma solução híbrida elétrica, fornecendo liderança para toda uma indústria”.

Azul encomendou kits de atualização para sua frota de Caravans porque vê a solução híbrida elétrica como a maneira mais rápida de implantar tecnologias sustentáveis, beneficiando passageiros e o meio ambiente.

“Depois de avaliar uma série de tecnologias, incluindo elétricas e células de combustível de hidrogênio, concluímos que a Ampaire nos move rapidamente em direção a nossos objetivos ESG”, disse Flavio Costa, CEO da Azul Conecta. “A Azul Conecta tem inovação como missão e vê a atualização para o Eco Caravan como uma grande inovação que acelera nosso caminho para a sustentabilidade, mantendo um padrão de segurança em nossas operações, que é o nosso primeiro e inegociável valor”.

A Azul Conecta trabalhará em consulta com a Ampaire para desenvolver infraestrutura de carregamento em todas as bases da Conecta e em outros aeroportos, disse Costa. A companhia também prestará serviços a outros operadores de Eco Caravan por toda a América do Sul.

O AMP H570 integra um motor de combustão com uma unidade de acionamento elétrico. O Eco Caravan reduz o consumo de combustível e emissões em até 70%. As emissões são quase zero quando se usa o combustível de aviação sustentável (SAF). O custo de operação é reduzido em 25% ou mais, dependendo da estrutura de rotas. O custo por milha disponível ajuda as companhias aéreas a gerir custos e beneficiando os passageiros.

A aeronave híbrida elétrica preserva a capacidade de alcance carga do Cessna Grand Caravan, transportando até nove passageiros ou mais de 2.500 libras de carga. O alcance máximo é superior a 1.100 milhas, excedendo o do Grand Caravan. A excelente capacidade de alcance e carga do Eco Caravan é em contraste marcado com os aviões elétricos, híbridos elétricos e até mesmo elétricos propostos.

Enquanto a Azul Conecta desenvolverá estações de carregamento, o Eco Caravan pode operar independentemente da infraestrutura de carregamento onde necessário, fornecendo toda a flexibilidade dos aviões de hoje. A tecnologia de propulsão do Eco Caravan é escalável para aeronaves regionais maiores e, eventualmente, para aviões de corredor único.

A Ampaire planeja implementar rapidamente sistemas de propulsão mais potentes para aeronaves maiores.

“O Eco Caravan é o primeiro passo para sistemas de propulsão híbrido elétricos maiores e, finalmente, sistemas de emissões zero à medida que a tecnologia de armazenamento de energia avança”, disse Noertker.

A Ampaire está trabalhando com a FAA para certificar o Eco Caravan em 2024 sob uma certificação de tipo suplementar (STC). A abordagem da Ampaire difere de outras no sentido de que não exige uma certificação completa da aeronave, o que pode ser demorado e muito caro. A Ampaire trabalhará com a ajuda da Azul Conecta para obter certificação adicional da ANAC do Brasil.



Google News

Azul assina carta de intenção para adquirir aviões Cessna C208 híbridos-elétricos - AEROIN

Azul abandona rota no Paraná por falta de passageiros - AEROIN

Azul Linhas Aéreas encomenda mais aviões Airbus A330-900 - AEROIN

Azul receberá mais aviões ATR-72, sendo que um deles já está ficando pronto - AEROIN

Pouso, batismo e detalhes por dentro: veja o avião que chegou da fábrica para a Azul Conecta - AEROIN

Mais dois novos aviões da Azul são vistos na fábrica da Airbus - AEROIN

O grande Airbus A350 da Azul vai estrear voos comerciais nesta semana; veja a programação - AEROIN

Azul tem interesse em fazer voos cargueiros na América do Sul com Boeing 737 - AEROIN

Aterrissa em solo brasileiro o maior avião da história da Azul: o Airbus A350XWB - AEROIN

Avião soviético misterioso chegou a Recife vindo de pequeno aeroporto dos Emirados - AEROIN

Companhia estreante do Equador pede novas rotas e cita aviões regionais da Embraer - AEROIN

Passageiros da Azul tomarão cerveja em mais rotas da companhia, não só na Ponte Aérea - AEROIN