Entenda como o TikTok pode funcionar como alternativa ao Google

Entenda como o TikTok pode funcionar como alternativa ao Google
AMAZON MUSIC FREE
AMAZON MUSIC FREE
AMAZON MUSIC FREE
n n n .concat(self.i18n.t( search.voice.recognition_retry ), n

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) Todas as plataformas querem atenção, mas cada plataforma quer atenção à sua maneira. O TikTok, rede social associada a dancinhas e tendências questionáveis, está sendo usado como alternativa ao Google para buscar informações na internet.

Pode parecer estranho, mas é reflexo de como os aplicativos têm lutado pela atenção dos usuários. Segundo estudo do Pew Research Center publicado em outubro, a proporção de americanos entre 18 e 29 anos que se informam regularmente pelo TikTok saltou de 9% em 2020 para 26% em 2022.

A pesquisa também mostra que hoje 33% dos usuários da rede social chinesa a usam como fonte de informação. Isso significa que jovens não só usam o aplicativo para participar de trends como também para pesquisar sobre qualquer tipo de assunto.

Esse fenômeno faz parte de uma transformação ampla sobre o futuro do comportamento digital. As pessoas estão cada vez mais buscando por informações autênticas, por pessoas reais, por experiências reais , disse Karina Santos, coordenadora de Mídias e Democracia do ITS Rio (Instituto de Tecnologia e Sociedade).

Segundo Santos, hoje há um cansaço, principalmente na geração Z, de anúncios e do tipo de texto encontrado em sites superotimizados, que aparecem no topo das pesquisas do Google.

Esse crescimento do TikTok vai na contramão das redes sociais americanas, nas quais o consumo de notícias diminuiu ou estagnou nos últimos anos. Estão em queda Twitter, Facebook e Reddit, segundo o estudo. YouTube e Instagram estão estagnados.

Outra pesquisa, publicada em julho deste ano pelo Ofcom, regulador de mídia britânico, aponta que o TikTok está entre as três principais fontes de busca para jovens de até 24 anos, ao lado do Instagram e do YouTube.

O segredo está na capacidade do algoritmo do app em oferecer o que usuário quer ver e na eficiência com que entrega resultados para certos tipos de pesquisa.

A geração Z quer ver uma representação visual de algo em vez de ler sobre isso em um site frio e sem rosto. E esse tipo de experiência é mais facilmente transmitida em vídeo, principalmente em uma plataforma que incentiva o compartilhamento autêntico de experiências, como o TikTok , explica a pesquisadora.

No TikTok, quando o usuário seleciona o ícone de busca no canto superior direito da tela, o aplicativo exibe sugestões de conteúdo. Entre eles, assuntos populares do momento. No dia 6 de dezembro, por exemplo, apareceram opções como Copa do Mundo , Farofa da Gkay e Receitas de Natal .

Selecionando Copa do Mundo , o TikTok exibia vídeos mais populares sobre o assunto na parte de cima e a tabela da competição embaixo. Abaixo dela, dezenas de vídeos sobre tudo que envolve o evento.

Escolher um deles faz o usuário entrar no que especialistas chamam de buraco do coelho (rabbit hole, em inglês), referência a Alice no País das Maravilhas . Como os vídeos são curtos, assistir a um é a mesma coisa que assistir a dois, a três e, quando se dá conta, já passou horas no celular e percorreu diversos temas.

O algoritmo do app ainda é treinado com base no comportamento do usuário para sugerir vídeos e termos de pesquisa relacionados aos seus interesses.

Por exemplo, depois de clicar em Copa do Mundo , cenas da partida da Seleção brasileira contra a Coreia do Sul, TikToks dos jogadores e momentos marcantes de outras Copas começaram a aparecer com mais frequência. E isso funciona para qualquer outro tema pesquisado.

O TikTok não foi feito originalmente para isso, mas a quantidade de conteúdo produzida na plataforma faz com que se transforme numa ferramenta de busca , explica Vince Vader, professor de Plataformas Digitais e Game Essentials da ESPM.

Segundo Vader, as plataformas disputam a atenção dos usuários segmentando seus conteúdos. Pesquisas visuais, como uma receita de macarrão ou cenas de um videogame, podem ter melhores resultados no TikTok. Vídeos explicativos, no YouTube. Amigos e familiares, é claro, no Facebook e no Instagram. Memes, no Twitter. Informações específicas, no Google. Compras, na Amazon.

Além disso, os resultados no TikTok não aparecem entre anúncios (e quando aparecem, podem ser pulados), que poluem o topo dos resultados de uma pesquisa trivial no Google. Enquanto pesquisar o nome de um celular de última geração leva a vídeos mostrando como é o produto na primeira plataforma, na segunda aparecem ofertas e canais de venda.

Isso faz a rede social ser ideal para assistir a receitas, análises de produtos e lugares, sugestões de filmes e games e guias turísticos, por exemplo. Mas está longe de substituir o Google por completo.

Pesquisas mais específicas dificilmente terão resultados satisfatórios na plataforma chinesa. É mais eficiente pesquisar pelo calendário de pagamento do Auxílio Brasil no Google do que no TikTok, por exemplo. Frases com quando , onde , qual e por que se saem melhor na plataforma americana porque são resolvidas com texto.

Uma consequência que Karina Santos atribui a esse fenômeno do TikTok é a ascensão dos superapps. Hoje, as empresas de tecnologia criam funcionalidades e incentivam um amplo universo temático de conteúdo para atender a novos hábitos digitais. Assim, elas passam a disputar cada segundo de atenção do usuário, retendo os em seus ecossistemas.

É um exemplo disso o investimento do Google no YouTube Shorts e da Meta no Reels, do Instagram, que são mecanicamente idênticos ao TikTok e se acomodam em meio às outras várias funcionalidades desses aplicativos.

É menos trabalhoso continuar no TikTok e pesquisar algo ali mesmo do que sair do aplicativo e ir para uma outra interface, com uma outra lógica de pesquisa, de formato e de experiência como um todo , disse.

O Google Search ainda tem a vantagem de estar integrado ao ecossistema da marca, e entrega resultados com base na localização do usuário, por exemplo. Nele, basta buscar por tempo para saber se vai ser necessário sair de casa com um guarda chuva.

Usar o TikTok dessa forma não quer dizer que a hegemonia do Google enquanto ferramenta de busca será ser contestada, mas é uma tendência que fala sobre o futuro do comportamento digital. Isso porque, à medida que nosso mundo digital vai crescendo e ampliando as formas de encontrar informação, ela também vai se modificando , disse a pesquisadora.

Com o manto do Homem de Aço, Asa Butterfield surge como uma versão mais jovem de Clark Kent.

O ex presidente Jair Bolsonaro publicou, nesta terça feira, um post no Twitter sobre uma medida...

Valores de recuperação após uma brecha de dados devem ultrapassar R$ 26 milhões em todo o mundo, com maioria dos incidentes envolvendo credenciais roubadas

Senador Randolfe Rodrigues (Rede AP), líder no Congresso, reafirmou que assunto é prioridade de Lula

Camila Mendes e Rudy Mancuso aproveitaram muito o Ano Novo! No último domingo (1º), o casal não teve medo de...

Galaxy F04 é novo celular básico da Samsung, trazendo processador MediaTek, tela de 6,5 polegadas, bateria de 5.000 mAh e preço baixo

BENGALURU, Índia (Reuters) O Twitter vai expandir os tipos de anúncios políticos exibidos pela plataforma de mídia social, em uma aparente reversão de uma decisão de 2019 de proibir esse tipo de conteúdo e numa tentativa de Elon Musk de aumentar faturamento da empresa. A empresa anunciou na terça feira que também vai flexibilizar a política de publicidade para "anúncios baseados em causas" nos Estados Unidos e, no futuro, alinhará os termos "com a da TV e outros meios de comunicação".

Casa de Dona Celeste é o último ponto das homenagens pelas ruas de Santos rumo ao sepultamento do Rei do Futebol

TÓQUIO (Reuters) O primeiro ministro japonês, Fumio Kishida, pediu às empresas nesta quarta feira que aumentem os salários a um nível que exceda a taxa de inflação, como parte dos esforços do país para colocar a economia em uma trajetória de recuperação sustentada. O presidente do banco central japonês, Haruhiko Kuroda, também pressionou as empresas a aumentar os salários, dizendo que isso apoiará os esforços do Banco do Japão para manter os preços em torno de sua meta de inflação de 2%.

SÃO PAULO (Reuters) A petrolífera 3R anunciou nesta quarta feira uma reorganização da diretoria estatutária com o objetivo de suportar um novo ciclo de consolidação de portfólio e execução do plano estratégico. A companhia disse que a estrutura passará a contar com três diretorias executivas, sendo um diretor presidente, um diretor de exploração e produção e um diretor financeiro e de relações com investidores.

SÃO PAULO (Reuters) O dólar oscilava entre leves altas e baixas frente ao real nesta quarta feira, com investidores ajustando posições após disparada recente da divisa norte americana para um pico em cinco meses, diante de temores sobre a agenda econômica do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Às 10 09 (de Brasília), o dólar à vista recuava 0,14%, a 5,4457 reais na venda.

LONDRES (Reuters) A gigante norte americana BlackRock vai adiar retiradas de terceiro trimestre do fundo de 3,5 bilhões de libras BlackRock UK Property Fund, disse uma fonte à Reuters, em um novo sinal de tensão no mercado imobiliário do país. Relevantes gestores de ativos do país, incluindo M&G;, Columbia Threadneedle, Schroders e CBRE Investment Management, impuseram restrições aos resgates de fundos imobiliários desde setembro, após turbulência no mercado monetário e aumentos das taxas de j

iPad Mini 3 é o mais novo produto da lista de obsoletos da Apple, e produção de novas peças é encerrada



Google News

Entenda como o TikTok pode funcionar como alternativa ao Google - UOL

Mensagem poderosa por trás do look deste influencer fez a busca do Google disparar; entenda - Yahoo Vida e Estilo

Livro de posse assinado por Lula é oficial, ao contrário do que circula nas redes - Yahoo Noticias

Nova sensação do TikTok prejudica pessoas com diabete; entenda - Olhar Digital

Entenda o que a onda de frio nos EUA tem a ver com as mudanças climáticas - Yahoo Noticias

TVs com Dual Play viralizam no TikTok; entenda como funciona o recurso - TechTudo

O que é TikTok 18+ Entenda como funciona APK e saiba os riscos de usar - TechTudo

O que é TikTok Now Saiba como funciona o novo app tipo BeReal - TechTudo

O TikTok vazou seus dados Rede social chinesa pode ser banida ... - Seu Dinheiro

BeReal: entenda como funciona a nova rede social do momento - Pequenas Empresas & Grandes Negócios

TikTok inova adicionando Inteligência Artificial ao aplicativo ... - Bit Magazine

Privacidade no TikTok: 6 maneiras de proteger seus dados no app - TechTudo