Como cobrar seu provedor pela velocidade mínima de internet - Olhar Digital

Como cobrar seu provedor pela velocidade mínima de internet  Olhar DigitalPor que a velocidade de download do seu plano de internet é maior que a de upload?  Hardware

Como cobrar seu provedor pela velocidade mínima de internet - Olhar Digital
AMAZON MUSIC FREE
AMAZON MUSIC FREE
AMAZON MUSIC FREE
É comum encontrar relatos de pessoas dizendo que não recebem corretamente a velocidade de internet contratada com os provedores. Para evitar casos assim, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) regula o serviço de internet e exige que todas as empresas entreguem, pelo menos, 80% da velocidade média do plano no mês. Além disso, a transmissão não pode chegar a menos de 40% em nenhum momento.

Se você desconfia estar navegando na internet com uma velocidade menor que a contratada, é possível cobrar o provedor para resolver o problema. Nas linhas a seguir, o Olhar Digital reúne dicas do que fazer nesses casos.

Antes de abrir uma reclamação na Anatel, é preciso verificar a velocidade da internet em diferentes momentos do dia. Aqui no Olhar Digital você encontra uma lista de cinco ferramentas para medir a velocidade de sua internet, além de um tutorial de como medir a velocidade de sua internet pelo Ookla Speedtest.

Pelas regras da Anatel, os provedores de internet devem entregar pelo menos 80% da velocidade contratada. Por exemplo, se foi contratado um plano de 100 Mbps de taxa de download, a operadora deve entregar, em média, 80 Mbps de transmissão em um intervalo de 30 dias. Além disso, nesse caso a velocidade nunca pode ser menor que 40 Mbps — equivalente a 40% do plano contratado.

Se perceber que a velocidade está abaixo de 80%, você deve primeiro registrar uma reclamação diretamente com o provedor. Se isso não funcionar, é preciso registrar uma ocorrência na Anatel. Veja como fazer, a seguir:

Ao perceber que a velocidade da internet está muito abaixo do contrato, é preciso entrar em contato com o provedor para registrar uma reclamação. Normalmente, esse contato pode ser feito por aplicativos, sites oficiais e números de telefone. Os contatos dos principais provedores do Brasil são:

Caso reclamar diretamente com o provedor não funcione, é recomendado registrar uma ocorrência na Anatel para tentar resolver o problema. Com isso, as operadoras que não entregam a velocidade contratada podem ser punidas judicialmente, e o consumidor ainda pode receber reembolso do dinheiro pago enquanto estava com a internet ruim.



Confira a materia na integra em: https://olhardigital.com.br/2023/02/14/dicas-e-tutoriais/como-cobrar-pela-velocidade-minima-de-internet-do-seu-provedor/

Jurisdição e <a href='https://shopee.com.br/search?keyword=internet&utm_medium=affiliates&utm_source=an_18321270146' target='_blank'>internet</a>: remoção de conteúdo on-line
Jurisdição e internet: remoção de conteúdo on-line



Google News

Como cobrar seu provedor pela velocidade mínima de internet - Olhar Digital

Google quer oferecer internet de até 8Gbps de velocidade em 2023 - Olhar Digital

A agenda de comunicação em 2023 promete, mas será que entrega? - Congresso em Foco

Câmera de segurança wi-fi vale a pena? Como escolher uma por ... - UOL

Rede social Koo vira meme entre brasileiros: _Liberei para quem quiser_ - UOL

Qualcomm lança chip para veículos com funções de entretenimento - UOL

Japonesa Kyocera investirá quase US$10 bi em chips até 2025 - UOL

Incrível Destroyer de Star Wars de Lego tem mais de 35 mil peças - Olhar Digital

Congelou? Onda de frio gera memes com _Frozen_ e caminhonete _tremendo_ - UOL

Amazon altera logotipo após comparações com bigode de Adolf Hitler - UOL

O tal planeta Nibiru existe mesmo? Schwarza explica a lenda - UOL

Cinco anos do Marco Civil da Internet: há o que comemorar nessa data? - Olhar Digital