Startups AMA e Lyga representam o Brasil no SXSW Pitch 2023 - Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Startups AMA e Lyga representam o Brasil no SXSW Pitch 2023  Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Startups AMA e Lyga representam o Brasil no SXSW Pitch 2023 - Pequenas Empresas & Grandes Negócios

23 01 2023 11h58 Atualizado 23 01 2023

Pela primeira vez em 15 edições, startups brasileiras vão competir no SXSW Pitch, competição anual que faz parte da programação do South By Southwest, nos Estados Unidos. As startups Lyga e AMA estão entre as 40 empresas em fase de crescimento que estão desenvolvendo tecnologias inovadoras e foram selecionadas para apresentar os seus negócios a participantes do festival, investidores e um painel de jurados.

O evento acontecerá nos dias 11 e 12 de março, durante o festival. Ao todo, a premiação tem oito categorias Inteligência Artificial, Voz & Robótica; Dados; Entretenimento, Mídia & Conteúdo; Alimentação, Nutrição e Saúde; Futuro do Trabalho; Tecnologias Inovadoras; Metaverso & Web3; e Cidades Inteligentes, Transporte & Sustentabilidade. As startups brasileiras concorrem em duas delas enquanto a Lyga compete em Futuro do Trabalho, a AMA Agentes do Meio Ambiente concorre com startups de Cidades Inteligentes, Transporte & Sustentabilidade.

A AMA é um dos produtos da empresa Smart Citizen, criada por Marcelo Crivano em 2019. A ideia para o negócio surgiu quando ele trabalhava na Pave Ambiental, empresa de engenharia de limpeza de Curitiba. Ele percebeu que a produtividade dos garis era baixa porque precisavam fazer um grande deslocamento das periferias, onde moram, até os bairros centrais, onde trabalham. Após pesquisas, ele também descobriu que as regiões periféricas não recebiam o serviço de limpeza urbana.

Ele desenvolveu a AMA – sigla para agentes do meio ambiente – para resolver esse problema. Por meio de um app, os moradores podem se tornar ‘zeladores’, assumindo a função de limpar algumas regiões de suas comunidades por 10 horas semanais. Segundo o fundador, o impacto foi positivo no aumento da renda, na integração comunitária e no empreendedorismo periférico. O projeto foi contratado pela prefeitura de Florianópolis em março do ano passado, e a ideia é expandir para outras cidades.

Em 2022, o projeto foi vencedor do Climate Smart Cities Challenge, desafio internacional promovido pela ONU Habitat e pela Agência de Inovação da Suécia (Viable Cities).

A Lyga foi criada há quatro meses, como spin off da Wisnet, consultoria que traça estratégias de desenvolvimento de pessoas e empresas. A startup funciona como plataforma de formação de jovens, com o objetivo de ajudar companhias a criar uma nova geração de líderes. Fundada por Luciano Albuquerque e Airam Corrêa, a empresa defende que o futuro pede um novo tipo de líder e que esses talentos podem começar a transformar o ambiente de trabalho desde já.

O embrião da Lyga foi o projeto Startup School, criado pela Wisnet em 2018 em parceria com o Itaú. O programa foi desenhado exclusivamente para os jovens que atuavam no banco, com o objetivo de formar lideranças a partir do modelo de trabalho das startups. O projeto deu certo e, dois anos depois, passou a ser adotado por outras 25 empresas, impactando mais de 7 mil jovens.

O Startup School tornou se Lyga e já atende nomes como PepsiCo, Unilever, Alpargatas e Natura. Para o futuro, a startup pretende transformar a experiência para o digital, ampliando o alcance e o potencial do negócio. A meta é ambiciosa impactar 25 mil jovens da América do Sul, Ásia e Europa nos próximos dois anos.

© 1996 2023. Todos direitos reservados a Editora Globo S A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.



Google News

Startups AMA e Lyga representam o Brasil no SXSW Pitch 2023 - Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Conheça as duas startups brasileiras finalistas do SXSW Pitch 2023 - Época NEGÓCIOS

Inédito: Duas startups brasileiras estão entre as finalistas do SXSW ... - R7

GPTW: conheça as Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil 2022 - Época NEGÓCIOS

Aos 85 anos, mulher com Alzheimer conquista fãs no TikTok por postagens do filho - Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Funcionário faz reclamação por receber 121 mil euros por ano para fazer nada - Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Startup americana cria carro elétrico que pode voar - Época NEGÓCIOS

UE adverte Meta sobre violação antitruste do Facebook Marketplace - Época NEGÓCIOS

Empreendedores da geração Z: o que os recém-chegados têm a ensinar sobre saúde mental ao mundo corporativo - Época NEGÓCIOS

Ações do Brasil caem no exterior após vitória de Lula - Época NEGÓCIOS

Novo plano da Netflix é mais barato, mas tem exibição de anúncio; saiba o que muda - Época NEGÓCIOS

Nestlé anuncia aquisição de marca da Starbucks - Época NEGÓCIOS