O que são Pools de Liquidez e como eles funcionam - Cointelegraph Brasil

O que são Pools de Liquidez e como eles funcionam  Cointelegraph Brasil

O que são Pools de Liquidez e como eles funcionam - Cointelegraph Brasil
AMAZON MUSIC FREE
AMAZON MUSIC FREE
AMAZON MUSIC FREE
Pools de liquidez são grupos de tokens que estão bloqueados em um contrato inteligente que facilitam a negociação eficiente de ativos, permitindo que os investidores obtenham um retorno sobre suas participações.

Este novo sistema financeiro opera sob o perfil de descentralização e não pode ser executado na estrutura dos sistemas centralizados tradicionais.  Portanto, para romper com a centralização, isso significava que novas estruturas seriam necessárias para impulsioná-la. Há uma série de estruturas que alimentam o DeFi em segundo plano para fornecer os serviços. Uma dessas estruturas é o que é conhecido como pools de liquidez.

Em finanças descentralizadas (DeFi), pools de liquidez são grupos de tokens que estão bloqueados em um contrato inteligente.  Eles facilitam a negociação eficiente de ativos, permitindo que os investidores obtenham um retorno sobre suas participações. Nos bastidores, um Pool de Liquidez é apenas um mercado automatizado que fornece liquidez para evitar grandes oscilações de preços de um ativo.

Mas por que DeFi precisa de fundos de liquidez em primeiro lugar?  A resposta é que o modelo de carteira de pedidos usado por exchanges como Coinbase e Binance não é uma solução viável para o DeFi. A razão é que o modelo de carteira de pedidos depende fortemente dos criadores de mercado.  Quando não há formador de mercado, um trading instantaneamente se torna ilíquido.

O modelo de sistema de carteira de pedidos funciona bem quando há compradores e vendedores suficientes no mercado. Mas quando não é, os tokens que não têm liquidez, devido ao baixo volume ou juros, e só se tornam difíceis de comprar e vender.  Esses tokens ilíquidos podem causar mudanças de preço imprevisíveis apenas por causa de algumas grandes transações individuais. Portanto, é improvável que tokens com alta volatilidade de preços e conversões ineficientes sejam adotados.

Um único pool de liquidez contém um par de tokens e cada pool cria um mercado para esse par de tokens específico. O primeiro depositante ou fornecedor de liquidez do grupo define o preço inicial dos ativos do grupo. Os provedores de liquidez são incentivados a fornecer um valor igual de ambos os tokens para o pool. Eles recebem tokens especiais chamados tokens LP em proporção à sua contribuição para o pool.  Quando ocorre um trade, uma taxa de 0,3% é cobrada e distribuída proporcionalmente a todos os detentores de tokens LP.

Quando um trade de token ocorre através de um pool, a oferta de um ativo diminui enquanto a de outros aumenta. Portanto, ocorrem mudanças de preço que são ajustadas por um algoritmo chamado criador de mercado automatizado (AMM). Este é o momento em que os pools de liquidez desempenham seu melhor papel, pois não precisam de um formador de mercado centralizado e profissional para gerenciar os preços dos ativos. Os provedores de liquidez simplesmente depositam seus ativos no pool e o contrato inteligente cuida dos preços.

De um modo geral, as plataformas LP têm custos de gás mais baixos em comparação com as suas contrapartes centralizadas.  Isso se deve principalmente   às eficiências no design de contratos inteligentes usados em plataformas LP.

Para fornecer liquidez, um investidor é obrigado a depositar os dois ativos no pool. O montante dos dois ativos deve ser igual ao valor no momento do depósito. Por exemplo, suponha que vamos fornecer liquidez BNB/USDT para um pool. Se o valor que se deseja comprometer com o grupo é de US $ 500, deve-se depositar US $ 250 no BNB e US $ 250 no USDT.

Por esse motivo, as DEXs fornecem incentivos em taxas p/ quem fornece liquidez nas LPs. Essas taxas são valores extras pagos por quem faz trades que vão direto para os LPs. Logo, se muitos trades ocorrerem em uma determinada pool, muitas taxas serão recolhidas e distribuídas. Então, em um determinado período, se as taxas recolhidas forem maiores do que o impermanent loss, a LP começa a dar lucro. Por esse motivo, o volume de transações em relação ao tamanho do pool é crucial para determinar o sucesso da operação.

Os provedores de liquidez colhem recompensas obtendo uma porcentagem das taxas de transação.  Algumas plataformas também recompensam provedores de liquidez com tokens nativos da plataforma ou tokens de outros projetos. O último caso é conhecido como mineração de liquidez. Fornecer liquidez a uma plataforma e receber qualquer forma de recompensa é conhecido como agricultura de rendimento (Yield Farming).



Confira a materia na integra em: https://cointelegraph.com.br/news/what-are-liquidity-pools-and-how-do-they-work




Google News

O que são Pools de Liquidez e como eles funcionam - Cointelegraph Brasil

O futuro on-chain do staking de criptomoedas depois de iniciativa da SEC dos EUA - Cointelegraph Brasil

Lido Finance ativa limite de taxa de staking após depósito de mais de 150.000 ETH no protocolo em um dia - Cointelegraph Brasil

Mais chances de ganhar com as competições de negociação da ProBit Global - Cointelegraph Brasil

Como o desenvolvimento de DeFi e DApps da Fantom e Optimism afeta diretamente o preço do FTM e OP - Cointelegraph Brasil

_Queda do ETH é certa após atualização Shanghai_, dizem pesquisadores - Cointelegraph Brasil

Bitcoin recua com embate entre Biden e republicanos sobre dívida dos EUA, mas há dois detalhes - Cointelegraph Brasil

O que é Yearn.finance (YFI) e como funciona? - Cointelegraph Brasil

Rede Arbitrum cresce, atrai projetos importantes e chama atenção da comunidade cripto: como ela funciona - Cointelegraph Brasil

Raydium revela detalhes sobre hack e propõe compensação para as vítimas - Cointelegraph Brasil

O que é um pool de mineração de criptomoedas? - Cointelegraph Brasil

O que é um airdrop cripto e como funciona? - Cointelegraph Brasil