Mulheres realizam mais de 25% das operações com cripto no Brasil em janeiro, apontam dados da RF - Cointelegraph Brasil

Mulheres realizam mais de 25% das operações com cripto no Brasil em janeiro, apontam dados da RF  Cointelegraph Brasil

Mulheres realizam mais de 25% das operações com cripto no Brasil em janeiro, apontam dados da RF - Cointelegraph Brasil
AMAZON MUSIC FREE
AMAZON MUSIC FREE
AMAZON MUSIC FREE
No dia 2 de março, a Receita Federal (RF) atualizou seus dados sobre o mercado de criptomoedas referentes a janeiro deste ano. O número de operações realizadas por mulheres foi o segundo maior desde agosto de 2019, com 25,87% das movimentações feitas pelo público feminino. 

Os dados publicados pela Receita Federal são coletados através das declarações emitidas sob a forma da Instrução Normativa 1888. Entre dezembro de 2022 e janeiro deste ano, o número de investidores cresceu 48,1%. O relatório não diferencia, porém, não divide os investidores entre homens e mulheres nos cadastros, apenas nas operações.

A maior participação feminina nas transações com criptomoedas, desde agosto de 2019, ocorreu em dezembro do ano passado, quando 27,26% das operações foram realizadas por mulheres. Em janeiro deste ano, a métrica caiu para 25,87%. De qualquer forma, mais de um quarto das movimentações foram feitas por investidoras.

A diferença entre os valores das operações realizadas por homens e mulheres, no entanto, é maior. Ao todo, as operações feitas por investidoras representam 17,17% dos US$ 14,8 bilhões movimentados em janeiro.

José Artur Ribeiro, CEO da Coinext, acredita que a presença de mulheres investidoras no mercado cripto crescerá ainda mais no longo prazo. Por enquanto, contudo, a maioria dos traders são do sexo masculino, o que justifica a diferença nos valores movimentados. Os comerciantes peer-to-peer, ou P2P, também influenciam essa disparidade.

Usando dados da Coinext, Ribeiro ressalta outra característica do público feminino investindo em criptomoedas: o ticket médio inicial 1,4 vez maior. “Isso é um indicador de que, quando a mulher entra nesse mercado, ela já estudou e toma uma decisão mais aprofundada, e isso justifica o ticket maior”, avalia o CEO da Coinext. 

No mercado de ativos de risco tradicional, como a B3, essa diferença do ticket médio inicial é ainda maior: os aportes das mulheres são 6,5 vezes maiores. “Esse é mais um dado que aponta a certeza nas decisões de investidoras quando decidem entrar em um mercado”, completa Ribeiro. Além disso, o crescimento das operações feitas pelo público feminino na Coinext foi até maior em janeiro do que o geral relatado pela Receita Federal, beirando os 30%.

Mais uma vez utilizando dados da exchange, o CEO da Coinext aponta que entre janeiro e fevereiro deste ano, houve um aumento no número de mulheres negociando stablecoins. A preferência por ativos digitais mais estáveis tem superado a busca por criptomoedas mais voláteis, como Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH).

“São dados importantes e que mostram um lado menos especulativo das mulheres no mercado cripto. Elas têm buscado, principalmente, USDT e USDC como forma de exposição a uma moeda mais forte que o real, como é o caso do dólar”, conclui José Artur Ribeiro.



Confira a matéria na íntegra em: https://cointelegraph.com.br/news/women-are-responsible-for-more-than-25-of-crypto-trades-in-brazil-during-january-points-rf




Google News

Mulheres realizam mais de 25% das operações com cripto no Brasil em janeiro, apontam dados da RF - Cointelegraph Brasil

Analista que acertou queda do Bitcoin afirma que altcoins atingiram _métrica histórica_ que aponta ciclo de alta de 200% - Cointelegraph Brasil

_Previsão do fim do mundo_: analista do crash de junho aponta futuro sombrio para o preço do Bitcoin - Cointelegraph Brasil

Sucesso do ChatGPT impulsiona alta de 3 criptomoedas de protocolos de Inteligência Artificial - Cointelegraph Brasil

3 pré-vendas cripto e ICOs para acompanhar em 2023 - Cointelegraph Brasil

Mazars diz que as reservas de BTC dos usuários na Binance estão totalmente garantidas - Cointelegraph Brasil

Justiça ordena que _Faraó dos Bitcoins_ deposite R$ 19 bilhões em juízo para ressarcir clientes da GAS Consultoria - Cointelegraph Brasil

Preço do Bitcoin é ameaçado pela reunião do FOMC que se aproxima - Cointelegraph Brasil

Exchanges listam 7 novas criptomoedas para investidores diversificarem portfólio no bear market - Cointelegraph Brasil

Imposto para o Bitcoin pode voltar em Reforma Tributária de Haddad e Lula, especialistas debatem - Cointelegraph Brasil

O que esperar do mercado de criptomoedas em 2023: assista ao relatório do mercado - Cointelegraph Brasil

Presidenciável da Argentina Javier Milei defende adoção do Bitcoin: _Banco Central é uma farsa’ - Cointelegraph Brasil