ChatGPT já está começando a protagonizar problemas com plágios e direitos autorais - Hardware

ChatGPT já está começando a protagonizar problemas com plágios e direitos autorais  Hardware

ChatGPT já está começando a protagonizar problemas com plágios e direitos autorais - Hardware
AMAZON MUSIC FREE
AMAZON MUSIC FREE
AMAZON MUSIC FREE
You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.

Desde que foi lançado, no finalzinho de novembro do ano passado, o ChatGPT virou uma verdadeira febre na internet. A sua capacidade de gerar textos sobre qualquer assunto e de maneira convincente impressionou a todos. Ou quase todo mundo.

Quem começou a analisar os resultados trazidos pela ferramenta de inteligência artificial da OpenAI logo percebeu os seus pontos fracos. Os primeiros críticos perceberam que a ferramenta errava cálculos ou trazia informações erradas. Mas agora ela está sendo acusada também de plágio.

Leia também Tudo o que você precisa saber sobre o ChatGPT 8 curiosidades sobre o ChatGPT

Os primeiros erros de ferramentas de inteligência artificial geradoras de textos, como o ChatGPT, foram revelados pela CNET. Infelizmente, eles foram revelados da pior maneira possível. O veículo jornalístico estava usando esse tipo de ferramenta para criar notícias sobre o mundo dos investimentos. Porém, as matérias geradas pela IA apresentavam cálculos incorretos, induzindo os leitores a erros.

Apesar de grave, esse nem é o principal problema. A CNET estava usando uma ferramenta de IA para publicar notícias, mas sem informar os leitores sobre isso. Ou seja, quem acessava o portal e lia a notícia acreditava estar lendo uma matéria apurada e escrita por um jornalista. Mero engano.

As matérias feitas pela ferramenta de inteligência artificial (não sabemos se foi o ChatGPT ou outra similar) tinham erros de cálculos. Elas induziram o leitor a acreditar que determinados investimentos pagavam maiores taxas de juros.

Mas não para por aí. Uma pesquisa feita pelo site Futurism mostrou que a inteligência artificial usada pela CNET também estava plagiando textos de outros autores. Alguns plágios são bem evidentes, uma cópia quase literal do artigo original. Outras cópias são mais sutis, com muitas palavras modificadas. Mesmo assim, isso não impediu que o texto fosse identificado como uma cópia.



Para exemplificarmos os casos de plágio, vamos usar como exemplo este texto da CNET que explica o que são taxas NSF. Em um determinado ponto lemos o seguinte

“How to avoid overdraft and NSF fees

Overdraft fees and NSF fees don’t have to be a common consequence. There are a few steps you can take to avoid them.”

Agora veja esse trecho de um texto publicado pela Forbes Advisor. Esse texto foi publicado antes do artigo da CNET

“How to Avoid Overdraft and NSF Fees

Overdraft and NSF fees need not be the norm. There are several tools at your disposal to avoid them.”

Percebeu como são praticamente iguais? No mínimo, a suposta autora do texto da CNET jogou o texto original em uma ferramenta como o ChatGPT e pediu para que a IA escrevesse o artigo usando outras palavras.

O site Big Technology também teve uma de suas matérias plagiadas. Um site chamado The Rationalist publicou um artigo que logo viralizou na internet. No entanto, quando ele viralizou em um popular fórum chamado Hacker News, um dos usuários percebeu que alguma coisa errada não estava certa. Ele percebeu que o texto parecia ter sido gerado pelo GPT 3 e daí elencou os pontos que o levaram a pensar assim.



De fato, pouco tempo depois, o suposto autor do artigo confessou ter usado uma ferramenta da OpenAI (leia se ChatGPT) e outras duas ferramentas de inteligência artificial, a saber Jasper e Hugging Face. Observe agora a semelhança entre os textos.

Este é um trecho do texto original, publicado no Big Technology

“With the days of zero interest rate froth ending, the investments are becoming more difficult to justify.”

Agora veja o trecho do texto publicado do The Rationalist

“With the end of zero interest rate froth, these investments are becoming more difficult to justify.”



Pelo andar da carruagem, ou melhor, pelo andar da tecnologia, tudo indica que os problemas envolvendo ferramentas de inteligência artificial estão só começando. Mas esta é uma área de discussão ainda muito nebulosa. Por se tratar de uma tecnologia nova, as leis e políticas de copyright ainda não estão adequadas para estes cenários.

Ainda não existe nem mesmo um consenso sobre os direitos autorais de textos e imagens geradas por inteligência artificial. Será que o conteúdo pertence ao usuário que escreveu o comando? Ou pertence à empresa que desenvolveu e mantém a ferramenta de IA. Enfim, ainda temos um longo caminho até chegarmos a alguma conclusão.

Mas uma coisa é certa estas ferramentas de IA vieram para ficar.

Fontes Futurism, Big Technology e Hacker News



Google News

ChatGPT já está começando a protagonizar problemas com plágios ... - Hardware

Novas regras do Pix começam a valer a partir de hoje - Hardware

Tudo o que você precisa saber sobre o app Lensa - Hardware

Código vermelho! Google está muito preocupado com potencial do ... - Hardware

Adobe anuncia inteligência artificial que recria partes cortadas de ... - Hardware

PlayStation 5 Slim deve ser lançado em 2023 - Hardware

Microsoft Edge ganha mais popularidade e ultrapassar o Safari - Hardware

Inteligência Artificial imagina como seria um filme baseado no ... - Hardware

Suporte ao Windows 8.1 será encerrado ano que vem - Hardware

Oppo, quarta maior fabricante de celulares, chega oficialmente ao ... - Hardware

100% disco rígido no Windows Causas e soluções para problemas - Hardware

Como saber se a placa mãe queimou - Hardware