Bons costumes ou tecnologia? Como melhorar a experiência dos ... - Mundo do Marketing

Bons costumes ou tecnologia? Como melhorar a experiência dos ...  Mundo do Marketing

Bons costumes ou tecnologia? Como melhorar a experiência dos ... - Mundo do Marketing
AMAZON MUSIC FREE
AMAZON MUSIC FREE
AMAZON MUSIC FREE
You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.

As marcas estão cada vez mais dispostas a conhecer quais são os aspectos relevantes para o cliente durante a jornada de compra. Ao coletar noções mais detalhadas sobre as dores e as necessidades de suas bases, as empresas podem identificar pontos de fricção e escolher as melhores ações a fim de saná los. Em um panorama de instabilidade econômica, a iniciativa pode contribuir também para a fidelização e o engajamento de novos clientes.

Embora possa ser praticada de diferentes formas, a tarefa de conhecer os clientes exige estruturas estratégicas sólidas, capazes de avaliar panoramas em momentos diferentes. Além disso, saber o que o consumidor deseja configura apenas a primeira etapa do processo. A segunda etapa, ainda mais importante, exige do varejo a capacidade de traduzir as informações coletadas e transformá las em ações efetivas.

Neste ponto, os lojistas podem enxergar na tecnologia a solução para os problemas identificados Sem dúvida, a adoção de inovações é uma medida válida – mas o que dizer do bom e velho básico bem feito? “Devemos pensar em inovações após fazermos o básico bem feito. Caso contrário, as novidades não surtirão o efeito desejado”, afirma Fernanda Dalben, participante da delegação brasileira na NRF 2023 e Diretora de Marketing da Dalben Supermercados, em conversa com o Clube Mundo do Marketing.

O tópico “experiência do cliente” dominou a recém concluída edição do NRF. Abordando soluções tecnológicas voltadas para reduzir os pontos de fricção e aumentar a autonomia do cliente durante a jornada de compra, as palestras também trataram sobre outro elemento indispensável para a construção de experiências positivas.

Imagine se na seguinte situação dentro de um estabelecimento comercial, você encontra tudo o que há de mais inovador em termos de tecnologia. Flutuando pelas prateleiras, se maravilha com a facilidade da automação, e não se cansa diante do trabalho de verificar códigos de barra ou QR para registrar os produtos no carrinho. No entanto, você procura por um item, mas não o encontra. 

Você se dirige a um funcionário da loja, que muito mal humorado, fornece pouca ou nenhuma informação. Contrariado, você decide encontrar o produto por conta própria, mas desiste minutos depois, ao perceber que o item desejado não foi reposto pela loja. Neste cenário, o estabelecimento oferece aos clientes os mecanismos necessários para a redução da fricção, mas peca ao fazer o básico bem feito.

 Dessa forma, a jornada de compra é dificultada e torna se frustrante, anulando as benesses trazidas pela tecnologia. “Não adianta nada trazer a melhor tecnologia para o cliente se a loja está desorganizada, apresenta rupturas ou tem mau atendimento. Quando falamos do básico bem feito, falamos do mínimo que deve ser feito, que o cliente espera encontrar na sua loja. A partir disso, geramos boas experiências e então conseguimos trazer inovação, tecnologia e serviços diferenciados”, explica Fernanda.

Se a última edição da NRF voltou atenções para maravilhas tecnológicas emergentes, como o Metaverso, por exemplo, a edição deste ano deu um “passo atrás” para tratar de questões estruturais do mundo real – que, naturalmente, podem comprometer a operação de uma empresa.

Os efeitos causados pela pandemia nos últimos três anos foram profundamente sentidos pelo varejo global. Por isso, o contexto de recuperação pode ser resumido pela palavra entendimento. “Eles [os estadunidenses] tentaram voltar um pouquinho para o seu propósito, para tentar entender a razão de ser da empresa e trabalhar a questão da mão de obra, que aqui nos Estados Unidos está muito escassa. No momento, as empresas olham para dentro a fim de entenderem melhor os seus clientes para fidelizá los por meio do engajamento”, conta a Diretora de Marketing.

As dificuldades provocadas pelo momento econômico mundial estenderam reflexos também aos núcleos dos negócios, que passam por um momento de readaptação e reeducação para se encaixar na atualidade do universo business. “As empresas voltaram o olhar de dentro para fora de novo melhorando processos, cultura, treinamento, contratações e tecnologia. Prosseguem nesta linha para driblar a situação de crise que o mundo vem vivendo”, conclui.

Leia também “Adotar tecnologia é possível, mas ainda temos medo”, diz CEO da Cake ERP



Com supervisão de Bruno Mello e Priscilla Oliveira

Neste ano, a NRF trouxe palestras e exibições que, do ponto de vista operacional, ressaltaram a importância de dar um...

Em 1968, nos primórdios da internet, Caetano Veloso cunhou na música Alegria, Alegria uma indagação que segue muito atual “Quem...

O varejo vive um novo momento causado não apenas pelo “pós pandemia”, mas por todas as mudanças que acontecem no mundo...

O Mundo do Marketing é uma ferramenta de inteligência estratégica que auxilia pequenas, médias e grandes empresas na tomada de decisões que possam fazer a diferença nas organizações e na vida das pessoas.



Google News

Bons costumes ou tecnologia Como melhorar a experiência dos ... - Mundo do Marketing

Qual a melhor profissão para 2023 - StartSe

Consultoria divulga profissões em alta em 2023; veja lista - Globo

Gerente de RH entre os cargos mais demandados em 2023. Confira os salários! - Mundo RH

PageGroup aponta diretor de sustentabilidade e especialista em ... - Jornal Dia Dia

Mercado de trabalho em 2023: os 46 cargos que estarão em alta no próximo ano - Época NEGÓCIOS

RIOgaleão inova com espaço para recarga de carros elétricos ... - VoeNews

Equipes Delta gerenciando com segurança o impacto da parada ... - VoeNews

EUA anunciam sanções à polícia de costumes do Irã por morte de ... - Globo

Comportamento do consumidor: como analisar o que leva o cliente ... - E-Commerce Brasil

Professor Salvador Jorge da Cunha lança obra sobre marketing e ... - Leiagora

Fim de semana com muito encanto mistura Papai Noel e Copa do ... - Leiagora