AGU moderniza Sapiens | Notícias - Baguete

AGU moderniza Sapiens | Notícias  Baguete

AGU moderniza Sapiens | Notícias - Baguete

Tamanho da fonte A A

A Advocacia Geral da União contratou a catarinense Datainfo para um projeto de upgrade no Sapiens, um dos principais sistemas usados pela AGU.

A Datainfo entregou 37 mil horas de trabalho em 32 meses, de janeiro de 2020 a setembro de 2022.

O Sapiens serve para acompanhar o andamento de ações e documentos jurídicos de interesse do executivo nos 22 tribunais espalhados em todo o país.

São mais de 100 mil usuários internos e externos, um petabyte de armazenamento e uma movimentação de milhão de intimações da AGU pelo poder judiciário por mês.

A solução usa inteligência artificial para sugerir, de acordo com o assunto e a relevância da tese discutida, a redação de peças jurídicas, pareceres, contestações e recursos junto ao Poder Judiciário. 

A evolução para o Super Sapiens, apoiada pela Datainfo, permitiu a modernização da interface, uso do sistema em smartphones e tablets, melhorias nos mecanismos de pesquisa e obtenção de informações, maior velocidade de resposta, geração automática de subsídios para defesa judicial, além de diferentes soluções de inteligência artificial e de automatização do trabalho. 

O sistema foi atualizado para a linguagem PHP 8 e interface Angular, reduzindo a troca de telas e melhorando a interface do usuário com intuito de simplificar as tarefas digitais. 

Todas essas adições foram feitas sem prejuízo da capacidade de resposta do novo Super Sapiens ele é 70% mais rápido que o sistema inicial. 

Criado em 2012, pelos procuradores federais Eduardo Lang e Mauro Baioneta, o Sapiens ocupa hoje 40 profissionais em quatro diretorias e uma secretaria específica dentro da AGU. 

O sistema ainda está em expansão. Há termos de cooperação técnica para levar o sistema a outras instituições, como Advocacias e Procuradorias dos Estados e Municípios, ente outras aplicações previstas.  

Dados de dezembro de 2020, primeiro ano do trabalho da Datainfo com o Super Sapiens, apontam que apenas a inserção automática dos subsídios de outros órgãos públicos no sistema de inteligência foi capaz de gerar economia de R$ 26 milhões em recursos humanos.

A Datainfo é sediada em Blumenau, Santa Catarina, e tem 700 colaboradores distribuídos entre as 11 unidades. A empresa é certificada no nível 3 do modelo de qualidade de software CMMI, uma distinção para poucas organizações no Brasil.

Sem dinheiro, Polícia Federal não dá mais prazo para entrega do documento.

País tem bons indicadores e está bem situado geopoliticamente. Será que o novo governo aproveita a chance?

Com soluções, a empresa reduziu o tempo de execução de editais de quinze para um dia.



Google News

AGU moderniza Sapiens | Notícias - Baguete

Sou insuportável : como @jairmearrependi ajudou a modernizar a esquerda - TAB

Lei que moderniza a Política de Educação Profissional do Piauí é aprovada pela ALEPI - Seduc - PI

Tecnologia moderniza leilões de imóveis online no Brasil - Folha Vitória

BRDE moderniza aplicativo e 76% das solicitações virtuais já viram contratações - Bem Paraná - Bem Paraná

Samu 192 Ceará moderniza e estreia novo site - Secretaria da Saúde do Ceará

Empréstimo milionário para "modernizar" Ribeirão comprou até poltrona do prefeito - Revide

Cícero discute acordo com agência francesa para modernizar transporte e mobilidade em João Pessoa - Prefeitura de João Pessoa

CRE destina R$ 2,7 bilhões para modernizar Forças Armadas - Senado Federal

Secretaria de Estado da Saúde moderniza a maternidade do Hospital Regional de Propriá - A Notícia Digital

Secretária de Patrimônio Imobiliário quer humanizar e modernizar gestão - UnB

Projeto de eficiência energética da Copel moderniza iluminação pública em Francisco Beltrão - aen.pr.gov.br